São Nicolau foi um prelado que segundo a tradição nasceu em Patara, na Lícia, atual  Turquia, santo padroeiro da Rússia que viveu no tempo dos imperadores  romanos Diocleciano, Maximiano e Constantino. De tendências a vida  monástica, na juventude realizou uma peregrinação rumo à Palestina e ao  Egito e, logo depois de sua volta, por sua coragem e virtude foi eleito  bispo de Mira, na Lícia, Ásia Menor.
 Por ter pregado a verdadeira religião foi aprisionado pelos magistrados  da cidade durante a perseguição aos cristãos pelo Imperador Diocleciano.  Libertado durante o reinado de Constantino, participou do Concílio de  Nicéia (325) e ganhou fama como milagreiro. Suas relíquias ganharam fama  de miraculosas, e foram transportadas no final do século XI por um  grupo de mercadores italianos para a cidade de Bari, na Itália, onde até  hoje são um santuário e, por isso, a designação final do nome.
Além de padroeiro da Rússia, também o é das crianças, dos estudiosos,  das virgens, marinheiros e mercadores. Conta a tradição que certa vez  ele teria dado presentes secretamente às três filhas de um homem pobre,  que por não poder lhes dar dotes para seus respectivos casamentos,  estava para abandoná-las à vida de perdição. Daí teria se originado o  costume de dar presentes na véspera do dia de Natal. A festa do santo arcebispo de Mira é comemorada  pela Igreja Católica latina no dia 06 de dezembro. 
Porém, não se esqueça, devemos honrar os santos porque nos levam a Deus, mas o Natal é do Menino Jesus, é o Seu Nascimento que devemos festejar.
 




Nenhum comentário:
Postar um comentário