segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Criança, a alma do negócio

Este vídeo é bem propício para a época natalina, que em muitos lares se transformou em puro comércio.


Este documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente com elas. O resultado disso é devastador: crianças que aos cinco anos já vão à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar, de correr, por causa de seus saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os nomes de frutas e legumes.
Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância encurtada.
Contundente, ousado e real este documentário escancara a perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro dele e sobre o futuro da infância.

Um comentário:

  1. Parabéns Graziele, pela matéria, pela visão que você tem a respeito das nossas crianças. Esse documentário é ótimo para os pais principalmente, mas também pra sociedade em geral.
    Precisamos prestar muita atenção no que nossos filhos estão assistindo mesmo, pois pode ser catastrófico para a infância delas e nós, pais seremos os verdadeiros culpados disso.

    ResponderExcluir