segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sê puro!


*Alegria*

   Vale a pena ser puro, não te parece? A pureza é um tesouro. Dá-nos saúde, alegria, felicidade, o Céu. “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Ser casto é não profanar o corpo, templo santo de Deus. “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós que o tendes de Deus e que não sois vossos? O templo de Deus é santo e vós sois esse templo, vós sois o templo de Deus vivo” (S. Paulo).
   A pureza é a mais bela virtude de um rapaz. És puro? Alegra-te: és um herói. Admiras um az do esporte ou um grande campeão? Se ele depois da vitória fraqueja pecando e tu resistes à tentação, o campeão és tu. Ele nem sequer é digno de te desapertar os cordões dos sapatos.
   E a impureza que dá? A ruína do corpo e a ruína da alma: remorso, desonra e quantas vezes a doença, a morte e o inferno: “A maior parte das almas vai para o inferno por pecados impuros. Não duvido até afirmar que todos os que se condenam vão para o inferno ou só por este pecado ou, pelo menos, com este pecado também” (S. Afonso Mª de Ligório). O impuro é um fruto podre, flor murcha, juventude estragada ao despontar da vida.
   Queres ser puro? Com a Graça de Deus podes sê-lo. Caíste uma vez, talvez até muitas vezes? Não desanimes! Mesmo assim podes ser casto.
   São inúmeros os rapazes que se corrigiram e agora vivem sem um único pecado mortal nesta matéria. O Céu está cheio de pecadores arrependidos.
   Para seres puro tens de querer, querer decididamente e lutar. Tentações hás de tê-las até à morte. A vida cristã ou a conversão não tiram as dificuldades nem as más inclinações. A Graça dá-nos a força de combater, resistir, vencer, não a de ficar sem tentações. Coragem! Mostrarás que és um homem de caráter, que queres verdadeiramente ser puro, se empregares os meios. São sobretudo estes:

*Caminho*

   1- Recato contigo? Sim, no vestir, despir, banhos e praias. Estás só? Deus vê tudo. E com os outros? Maior cautela ainda. O teu corpo é santo e o dos outros também.
   Ai de ti se fizesses pecar alguém, sobretudo um inocente. Estarias no numero dos escandalosos dos quais disse Jesus: “mais valia atarem-lhes uma pedra ao pescoço e atirarem-nos ao fundo do mar”.
   2- Cuidado com a vista. Não fixes o olhar no que te pode causar tentação. Não leias livros proibidos pela Igreja nem perigosos. Em qualquer leitura sentes tentações violentas, que não consegues vencer? Estás obrigado a deixá-la.
   Não frequentes maus cinemas. O filme que julgavas bom perturba-te? Fecha os olhos ou volta-os para o lado. E se o escândalo for grande, por que não sais?
   03- Nunca fales de coisas perigosas. Começaram os outros? Retira-te. Diz que estás com pressa, que tens de ir à tua vida, a jogar, a qualquer parte. Se não puderes, muda com habilidade a conversa ou, pelo menos, cala-te e não consintas internamente.
   Há problemas que te preocupam? Pergunta-os aos teus pais ou a um sacerdote. Mas não fales nunca dessas coisas com companheiros levianos.
   04- Afasta os maus pensamentos: Acometem-te muitas vezes? Não te admires. O mesmo acontece a tantos outros! Não há nisso pecado nenhum. O pecado está na deleitação consentida, na demora maliciosa. Acode ao Coração de Jesus ou a Nossa Senhora com uma breve oração. Depois distrai-te com qualquer coisa: jogos, trabalhos, leituras, conversas. Ainda que o pensamento te volte muitas vezes, se não consentires, não pecas.
   05- Evita as ocasiões: bailes perigosos... determinadas festas... intimidade ou convivência com certas pessoas... Foge como de peste das más companhias. Escolhe bem os teus amigos.
   06- O teu futuro... Virás a ser chefe de família? Para tão alta missão não te poderás preparar melhor que pela castidade perfeita. Respeita as moças como as tuas irmãs ou a tua mãe. Não andes com familiaridades ou brincadeiras levianas com elas. Nem te metas em namoros, antes de poderes pensar a sério no casamento.
   07- Vive uma vida enérgica, alegre, própria dum rapaz: trabalha, estuda, lê livros proveitosos, passeia, diverte-te honestamente e entrega-te ao apostolado. Não sejas um molengas sempre à busca de comodidades, ou um efeminado que só gosta de prazeres baixos e indignos.

*Mais que tudo*

   01- Reza com frequência, ainda que pouco de cada vez. Vem a tentação? Recorre logo a Nossa Senhora com uma breve oração. "Ninguém pode resistir se não se recomenda a Deus quando é tentado... Quem então não recorre a Deus, está perdido. A única defesa contra essas tentações é a oração. A castidade é uma virtude custosa. Não temos força para a guardar, sem o auxílio de Deus. E Deus só concede esse auxílio a quem o pede. Quem o pede, obtém-no certamente" (Santo Afonso).
   Ao levantar reza três Ave-Marias entremeadas da jaculatória: “Ó minha Mãe, livrai-me do pecado mortal”. E por que não farás também o propósito de rezar o terço todos os dias?
   02- Sê muito devoto dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Para que te concedam tão grande graça, oferece-lhes alguns sacrifícios, que tanto fortalecem a vontade. Os primeiros hão de ser, fugir dos perigos: livros, vistas, cinemas desonestos, conversas, más companhias. Podes acrescentar outros como: não fumar, não comer ou não beber tal coisa, não ir ao cinema, dominar a curiosidade, rezar, etc.
   03- Comunga muitas vezes. Quando Jesus estiver no teu peito, pede-lhe que te faça muito puro. Ouve estas palavras dum grande apóstolo da juventude: “Encontrei muitos rapazes que na sua vida se conservaram sempre puros, mas não conheço sequer um que tenha podido manter-se casto sem a comunhão frequente. Posso assegurar que os rapazes que conseguiram levantar-se para não mais cair, quando lhes pergunto a causa principal da sua vitória, respondem sempre: a Comunhão frequente. Note-se que falo de várias centenas de rapazes puros que conheço muito bem”.
   Quantas vezes hás de comungar? Responde o mesmo autor: “A comunhão mensal pode algumas vezes bastar para certos rapazes que não sentem tendências perigosas muito fortes. Entre oitenta encontrei só quatro que mo afirmaram. Todos os outros confessaram-me: sei-o por experiência, a comunhão mensal não basta” (Mons. Olgiati).
   04- Confessa-te com frequência. Seria bom procurares um sacerdote que te compreenda. E tomá-lo como confessor certo.
   Sê muito sincero com ele. Conta-lhe tudo. Não te envergonhes nem sequer de lhe dizer muitas vezes as mesmas coisas. Conhece bem as fraquezas dos rapazes. Com poucas palavras entende tudo.
   Propõe confessar-te logo, se for possível no mesmo dia, se alguma vez tivesses a desgraça de ofender a Deus. Como te atreves a deitar-te em pecado mortal? Podes acordar no inferno. Antes de adormecer faz sempre o Ato de Contrição.
    Quando te confessares, repara bem: se não estás verdadeiramente arrependido, podes fazer uma confissão nula ou sacrílega.
   05- Toma a resolução de fazer determinado sacrifício ou rezar tal coisa por cada vez que caíres. Alguns exemplos: confessar-te, rezar um terço, ouvir Missa, fazer cinco sacrifícios custosos, não ir ao cinema, ao futebol, não fumar, etc. escolhe qualquer destas coisas e cumpre-a fielmente. Foi assim que muitos rapazes mudaram de vida. Toma também tu esta resolução: “Por amor ao Imaculado Coração de Maria e para ser puro proponho fazer... por cada vez que cair em tal pecado”.
   06- Acredita. A pureza é difícil. Mas é tal o seu encanto que vale a pena empregar todos os esforços para consegui-la. Maria Santíssima é tua Mãe. E tão boa, tão tua Amiga, que te há de ajudar a lutar e vencer. Volta-te com muito amor e confiança para o Seu Coração Imaculado.

*Orações*

   Repete-as muitas vezes, sobretudo nos momentos de perigo, depois da Comunhão ou entre as duas elevações da Santa Hóstia.
   1- Coração de Jesus, Fonte de toda a pureza, tende piedade de nós.
   2- Sagrados Corações de Jesus e Maria, eu Vos confio a pureza do meu coração.
   3- Santa Maria, purificai o meu corpo e o meu coração. (300 dias de indulg.)
   4- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós. (300 dias de indulg.)
   5- Ó Coração Puríssimo de Maria, Virgem Santíssima, obtende-nos de Jesus a pureza e a humildade de coração. (300 dias de indulg.)
   6- Sagrado Coração de Jesus, sou muito fraco e sem a Vossa ajuda tornar-me-hei um grande pecador. Pelo Vosso Coração Vos suplico com todo o fervor da minha alma que me façais puro. Tende compaixão de mim, afastai para longe os perigos, não me deixeis cair em tentação, dai-me um amor apaixonado à castidade e um amor tão intenso por Vós, que me leve a combater sempre com generosidade e coragem. Criai em mim um coração limpo, um coração digno de Vos amar e de amar a Vossa e minha Mãe Imaculada. "Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós". (300 dias de indulg.)
   Querido jovem, leia muitas vezes estes conselhos.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mistérios Gozosos

Também neste mês de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, vamos concluir as meditações dos Mistérios do Rosário.
Agora, meditando os Mistérios do Nascimento de Nosso Salvador Jesus Cristo.


No primeiro mistério gozoso consideramos a grande alegria que sentiu a Santíssima Virgem Maria ao ouvir, pela mensagem de São Gabriel, que Ela ia ser a Mãe de Deus.
Fruto do mistério: Humildade.


No segundo mistério gozoso consideramos a grande caridade da Santíssima Virgem, visitando sua prima Santa Isabel.
Fruto do mistério: Amor ao próximo.


No terceiro mistério gozoso consideramos com gratidão, O Menino Jesus recém-Nascido no Presépio de Belém, mostrando-nos o Seu Amor.
Fruto do mistério: Pobreza de espírito.


No quarto mistério gozoso contemplamos a alegria de Maria Santíssima ao apresentar O Menino Jesus no Templo.
Fruto do mistério: Pureza.


No quinto mistério gozoso contemplamos a grande alegria que teve Maria Santíssima ao encontrar O Seu Filho no Templo entre os doutores.
Fruto do mistério: Cumprimento da Vontade de Deus.




Nossa Senhora de Fátima


   Vamos nos preparar para comemorar o 94° aniversário desta maravilhosa Aparição da Mãe do Céu assistindo a este lindo desenho.